10 conselhos de sucesso: Bel Pesce, a menina do Vale

Ela já escreveu três livros, foi considerada pela Revista Época uma das “100 pessoas mais influentes do Brasil”, foi eleita pela Revista Forbes um dos “30 jovens mais promissores do país”, e entrou na seleta lista dos “10 líderes brasileiros mais admirados pelos jovens”, da Cia de Talentos. Parece coisa de gente grande, certo? Mas Bel Pesce, paulista e autora do best-seller “A Menina do Vale”, tem apenas 26 anos – e um currículo de dar inveja em muita gente.

Entrevistei a Bel na semana passada e, como já era de se esperar, fiquei encantada por toda a sua trajetória e pela paixão visível que a move. É raríssimo encontrar pessoas assim hoje em dia. E seu livro, uma verdadeira bíblia para jovens empreendedores, é tão repleto de conselhos simples e inteligentes, que resolvi compartilhá-los aqui. Separei dez, das diversas dicas de sucesso que podem (e devem) inspirar a sua vida. Tome nota:

  • Não se preocupe com a sua idade

“Alguns acham que, se você é muito jovem, é inexperiente e imaturo. E, se você é adulto, então já é muito tarde para se aventurar. Não acredite nessas generalizações. Na sua vida, você encontrará pessoas que tentarão usar vários argumentos para te desencorajar. Aos 26 anos, se tivesse dado ouvidos a essas pessoas, teria desistido de várias oportunidades maravilhosas”.

  • Descubra quem te inspira e por quê

“Sonhar faz muito bem. Ao longo da sua vida, ter a quem admirar ajuda a se manter focado nas conquistas que realmente importam. Além disso, pessoas admiráveis em geral mostram horizontes muito amplos e fazem com que você não limite as suas ambições”.

Quando você está apaixonado pelo que faz, de repente tem uma energia infinita para trabalhar dia e noite.

  • Encontre as suas paixões

“É difícil explicar em palavras o que é paixão, pois é algo que você sente no fundo do seu coração. Quando você está apaixonado pelo que faz, de repente tem uma energia infinita para trabalhar dia e noite. A paixão lhe dá coragem para sair da zona de conforto e desvendar terrenos desconhecidos”.

  • Compartilhe as suas dificuldades

“Começar uma empresa é uma experiência emocionante, mas não é fácil. Algo que ajuda nos momentos de agonia é conversar com outras pessoas. É bem possível que alguém tenha tido um problema semelhante ao seu e possa ajudá-lo a seguir na direção certa”.

  • Seja sempre humilde

“A humildade é uma das virtudes mais importantes que alguém pode ter. Independente de quanto você já conquistou nesta vida, sempre há mais a aprender. Além disso, a qualquer momento a vida pode surpreendê-lo e dar muitas voltas. Não faz sentido algum achar que você é superior aos outros”.

  • Ache pessoas que estavam na sua posição alguns anos atrás

“Juntamente com trabalho árduo e paixão, há algo que faz com que você cresça muito mais rapidamente: conselhos pertinentes. É fenomenal como pessoas experientes com histórias semelhantes à sua estão dispostas a ajudar sem pedir nada em troca – elas só querem ver um jovem empreendedor apaixonado crescer”.

  • Acostume-se a aprender com seus erros

“Mesmo os mais trabalhadores e inteligentes cometem erros. Mas quando você tem verdadeira paixão por aquilo que está fazendo, não deixa as falhas o derrotarem. Você aprende com elas, sabe que está correndo em direção a um objetivo maior, que é a criação de um negócio que ajudará muitas outras pessoas. Não desanime”.

Ser bom em conectar pessoas pode ajudá-lo a encontrar um parceiro de negócios, um mentor e um advogado.

O poder do networking

“Através de networking você pode alcançar pessoas que estão a muitos graus de separação e criar oportunidades incríveis. Ser bom em conectar pessoas pode ajudá-lo a encontrar um parceiro de negócios, um mentor e um advogado. Pode ajudá-lo a levantar capital, divulgar a sua empresa e muito mais”.

Esqueça o glamour

“Algumas pessoas pensam que abrir uma empresa é algo glamuroso. Desculpe desapontá-lo: não é. Você geralmente estará dormindo menos do que pensou ser humanamente possível, comendo miojo para almoço e jantar e passando mais tempo no escritório do que em qualquer outro lugar. No entanto, essa também pode ser a melhor época da sua vida, especialmente se você estiver dedicando-se à construção de algo com o que realmente se importa. Os empresários mais bem-sucedidos nunca pensam no sucesso como um trampolim para outros projetos. Sua empresa é sua vida”.

Impressione o mundo com a sua iniciativa

“Iniciativa é uma das características mais poderosas que você pode ter. Se pararmos para observar, geralmente há alguém dando trabalho para nós. Sejam nossos professores, sejam nossos pais, sejam nossos patrões, quase sempre há pessoas nos passando tarefas para terminar. É ótimo conseguir tudo o que os outros esperam de você. Mas é sensacional quando você vai completamente além das expectativas. A melhor maneira de surpreender as pessoas é tendo iniciativa. Não tenha medo de pensar de modo diferente ou iniciar seus próprios projetos. Comece agora, não espere até alguém lhe pedir algo”.