100% Brasil: conheça a marca carioca Aragem Rio

Acho maravilhoso quando marcas nacionais usam o Brasil e toda a nossa tropicalidade como inspiração – vendendo o lifestyle brasileiro para o mundo todo. E foi com essa missão, de representar o Brasil e levar a nossa cultura para além-mar, que nasceu a Aragem Rio, marca carioca de lenços criada pelas designers Gabriela Rondinelli, Sophia Fragelli e Isabel Jobim, em meados de 2012.

Isabel, que é neta do nosso amado Tom Jobim, carrega no sangue o mesmo amor pelo Rio que o avô. “Aragem quer dizer vento brando, uma brisa. Mas também significa um vento que traz sorte. Então nos inspiramos nesses detalhes para compor a marca e desenvolver coleções que saíssem da mesmice”, explica ela ao jornal O Globo.

Conversei com Gabriela, que é a responsável pelo comercial da marca, e ela me contou que a Aragem tem como inspiração a beleza natural do Rio e o lifestyle despretensioso e sofisticado das cariocas. “Somos especializadas em estampas exclusivas, que são cuidadosamente desenvolvidas em processos manuais, como aquarela, carvão, tinta óleo e nanquim, para depois serem digitalizadas e impressas em tecidos leves”, explica.

A marca também já fez estampas exclusivas para projetos especiais, com marcas de diferentes segmentos, como Copacabana Palace, o grupo de hotéis Belmond e a marca de sandálias Ipanema. “Criamos estampas para transmitir frescor, comunicando valores de naturalidade e sofisticação, que representam uma maneira de viver, um respiro dentro do mundo atual”, complementa.

Nova coleção: Trópico Colonial

A nova coleção da marca, lançada no mês passado, nos convida para um passeio pelo Rio de Janeiro colonial, onde as estampas mostram a beleza natural de uma cidade ainda pouco desenvolvida, unida a elementos de uma cultura europeia-brasileira do século XIX. Sendo assim, a coleção desenha um Rio onde a cavalaria e o luxo europeu conviviam ao lado do tropical em suas formas mais selvagens, com flores, bichos, mar e montanhas.

Fiquei encantada pelo trabalho das meninas e, principalmente, pela pegada brasileira que elas conseguem transmitir com tanta naturalidade. Por isso quis trazer pra vocês um pouco da marca e da nova coleção, com estampas belíssimas cheias de cores, histórias e traçados.

Showroom
Rua Marquês de São Vicente, 348
Casa 102
Gávea – Rio de Janeiro