Four Seasons Ritz Lisboa: conhecendo o delicioso Spa

Em agosto do ano passado, o jornal britânico The Telegraph elegeu o Ritz Spa, localizado no interior do hotel Four Seasons Ritz Lisboa, um dos melhores hotéis com Spa da Europa. Seu destaque foi para a massagem assinatura chamada Retiro Português, um tratamento feito à base de produtos portugueses e que conta um pouco da história do país.

Pesquisando um pouco mais, descobri que o tratamento é inspirado em duas lendas portuguesas, a primeira retratando a história de amor do Rei Ibn-Almudium e de sua esposa Gilda, princesa do Norte da Europa conhecida como a “Bela do Norte” – altura em que o Al-Gharb (Algarve) ainda pertencia aos mouros.

A história fala sobre a falta que a princesa sentia da brancura dos campos cobertos de neve, existentes em sua cidade natal. O Rei, comovido pela tristeza da esposa, resolve plantar milhares de amendoeiras junto às janelas do palácio, de forma que, quando florissem, tudo se cobriria de pétalas brancas, devolvendo a alegria da princesa. Dessa forma, a inspiração das amendoeiras surge logo na primeira etapa do tratamento, com uma esfoliação natural à base de amêndoa ralada e mel, para deixar a pele suave e macia antes de iniciar a massagem.

Four-Seasons-Ritz-Spa-Lisboa-Lisbon-See-You-Magazine-Daniela-Schwanke-001

Esse é o momento ideal para relaxar e se deixar levar pelos aromas, aliviando as tensões do dia a dia e preparando o corpo para o restante da sessão. Logo após a esfoliação, e depois de tomar um rápido banho, você escolhe que aroma prefere nos óleos que serão utilizados: amêndoa ou rosas.

E é aí que entra a segunda lenda portuguesa, conhecida como Milagre das Rosas. A protagonista é a Rainha D. Isabel, casada com o Rei D. Diniz. Reza a lenda que ela saía constantemente para levar comida aos pobres e que, um dia, confrontada pelo Rei, transformou pão em rosas.

Em uma entrevista para a revista Máxima PT, a terapeuta Cláudia Santos, que é Head Therapist do Ritz Spa, explica que este tratamento é “baseado inteiramente em energia positiva, gentileza e muita paixão, utilizando apenas os ingredientes portugueses mais naturais e tradicionais”.

Four-Seasons-Ritz-Spa-Lisboa-Lisbon-See-You-Magazine-Daniela-Schwanke-002

O resultado da massagem, que dura cerca de 60 minutos, é uma sensação de conforto, relaxamento e uma imensa paz espiritual. Logo após esse momento te levam até uma sala de repouso, onde você pode ficar o tempo que achar necessário para voltar a realidade 🙂

O vestiário do Spa também é todo equipado com saunas, duchas, secador de cabelo, cremes corporais e tudo o que precisamos para um pós-tratamento dos deuses. Quem quiser, ainda pode aproveitar a piscina coberta, com uma vista belíssima para os jardins do hotel e para o Parque Eduardo VII. É lindo demais!

Para quem quiser fazer um tour virtual, é só dar uma olhada neste vídeo que encontrei no site deles:

Mais informações:
Ritz Spa
Rua Rodrigo da Fonseca, 88, Lisboa
+351 21 381 1400