#SPFW: balanço geral + top 5 desfiles

Depois de cinco dias extremamente cheios (foram cerca de 38 desfiles), hoje é o dia de fazermos um balanço geral sobre o SPFW. Para quem ainda não viu, fiz uma publicação aqui contando tudo sobre as novidades da nova edição + lista de desfiles, outra sobre a coleção do Karl Lagerfeld para Riachuelo (que foi um grande sucesso), e um post completo sobre beachwear (com os principais desfiles e marcas da temporada) neste link aqui.

Hoje trago um top 5 das coleções que mais me surpreenderam e que fizeram sucesso pelos corredores da Bienal e redes sociais. Vamos a elas:

  • Reinaldo Lourenço

Inspiração: anos 80, pop art, sreet style e grafismos

Foi durante o segundo dia do evento, na FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), que Reinaldo apresentou sua coleção intitulada “Pop Couture”. Segundo ele, por já ter carregado muita temática nas edições passadas, dessa vez resolveu apresentar algo mais livre. “Fiz peças com estilo ‘novos 80’ e usei duas vertentes: a alta-costura e o street style”, explicou ele ao Jornal do Brasil.

De qualquer maneira, mesmo com novas referências, ainda é muito visível o DNA de Reinaldo em cada peça. “Não gosto de fazer coleções completamente diferentes a cada temporada. Prefiro reforçar e desenvolver o meu nome. A pessoa tem que olhar para a roupa e saber que é minha”. Sendo assim, seu tradicional trabalho com faixas, por exemplo, continua firme e forte. Assim como suas formas, sempre chiques e contemporâneas.

  • Lolitta

Inspiração: arte, cores, amarrações e grafismos

Lolitta é uma das estilistas que mais surpreende a cada coleção – mostrando a evolução do seu trabalho manual (especificamente o tricô) e o amadurecimento da marca. Como ponto de partida para essa coleção, Lolitta buscou nas cores sua inspiração. “Nosso momento atual pede energia”, explicou ela ao portal FFW.

Com uma cartela ampla, ela vai do branco ao cereja, passando por azuis, verdes rosados e tons neon – uma novidade para nós e para ela. Vale destacar o trabalho do artista Marcelo Cipis, da galeria Emma Thomas, que fez intervenções gráficas e coloridas em várias peças.

  • Paula Raia

Inspiração: a ação do tempo

Os desfiles da Paula são sempre os mais esperados, já que são um verdadeiro espetáculo de delicadeza e criatividade. Segundo a grande maioria dos veículos de comunicação, Paula se tornou uma representante do que é conhecido como slow fashion. “Ela tem o seu próprio tempo de pensar, criar e produzir. E o resultado é o que vemos uma vez por ano durante a SPFW”, explica o portal FFW.

O que achei mais lindo foi como ela usou a inspiração do tempo para a passarela. Os vestidos do início, por exemplo, são brancos, e ao longo do desfile vão “sofrendo” a ação do tempo, ficando puídos ou amarelados. Um degrade belíssimo que vai se impondo com naturalidade e beleza. Uma coleção extremamente romântica e delicada.

  • Isabela Capeto

Inspiração: filme “Alice através do espelho”

Esse foi um dos desfiles que mais me surpreendeu. Fiquei encantada pela delicadeza e, principalmente, pela inspiração. O novo longa-metragem, que estreia no próximo mês, fala sobre a corrida contra o tempo e o consumo em alta velocidade – exatamente o que a estilista quis abordar, com um olhar para o slow fashion (como na coleção que falei acima, da Paula Raia).

Com muita riqueza de detalhes, as rendas antigas, as aplicações e os bordados contribuíram para compor um dos desfiles mais bonitos da temporada.

  • Helo Rocha

Inspiração: a cultura do cangaço

Se ainda não conhecem o trabalho de Helo Rocha, não sabem o que estão perdendo. Nessa coleção, a estilista resolveu trocar seu misticismo religioso e esotérico pela mística que envolve o folclore do cangaço nordestino (adorei essa inspiração). Dessa vez, Helo entrou em um mood mais romântico, deixando o sensual exótico de suas últimas coleções um pouco de lado.

Vale destacar os babados ultrarromânticos, combinados com vestidos longos esvoaçantes e muito bordado – em um resultado cool, sem overdose de açúcar.

Obs: para quem não sabe, a estilista é queridinha de celebs como Martha Graeff, Thaila Ayala e Mica Rocha 🙂

Mais informações:
FFW
Fotos | Divulgação