Bairro do Avillez: uma experiência gastronômica surpreendente

Em novembro do ano passado, exatamente há um ano, conheci pela primeira vez um dos sete restaurantes do chefe José Avillez. E a experiência foi – como dizem os portugueses e adoro imitar – brutal. Até hoje eu e minha mãe (que me acompanhou na altura) falamos sobre esse dia e os pratos deliciosos que provamos. Foi algo marcante, uma verdadeira experiência gastronômica digna de cinema – ou teatro 🙂

Desde então comecei a me interessar mais pelo trabalho do chefe e prometi a mim mesma que visitaria todos os sete restaurantes (de preferência, repetidas vezes). E assim foi. Na semana passada dei mais um check na minha listinha, conhecendo o novíssimo empreendimento Bairro do Avillez, localizado na Rua Nova da Trindade, número 18, bem pertinho ao Largo do Carmo (adoro esta zona!).

Cheguei lá em um domingo, por volta das 13hrs, e fiquei encantada com a beleza e decoração do lugar. Nos parece realmente um autêntico bairro alfacinha, com todas as suas características traduzidas em mil e um detalhes encantadores. Já aviso: é um local altamente fotogênico 🙂

Na entrada temos uma pequena Mercearia, com vários produtos locais à venda – panelas de barro, as famosas queijadinhas, vinhos, compotas, lembrancinhas com a logo do restaurante e vários livros de autoria do chefe.

Ao lado desse mercadinho temos a Taberna, um espaço mais descontraído, ideal para petiscar e beber um bom vinho depois do trabalho.

Ao fundo fica localizado o Páteo. Uma sala ampla, com pé direito altíssimo, extremamente bem decorada e iluminada. É perfeita para um almoço em família ou jantar a dois – e bem diferente da Taberna, com um ar mais sofisticado e intimista. Fiquei absolutamente rendida com tanta beleza e pela simpatia dos funcionários.

Agora sobre a comida: de entrada provei uma cestinha de pães portugueses. São três: um delicioso pão de azeitonas, o tradicional pão alentejano e a broa de milho. Para acompanhar, azeitonas galegas marinadas, manteiga dos açores e manteiga fumada. Um ótimo preview do que estava por vir.

E lá veio ele, o prato principal e um dos melhores que já comi até hoje. Um lombo de bacalhau assado, com crosta de broa e chouriço, acompanhado de batatinhas ao murro e emulsão de cebolada. Apenas uma palavra: inesquecível.

Para finalizar, uma releitura do clássico pastel de nata: mil folhas com creme de ovos e um toque de limão. O complemento perfeito de um almoço delicioso 🙂

Quem quiser ver o antes e depois do espaço, sugiro este vídeo abaixo (o resultado é impressionante):

Mais informações:
Bairro do Avillez
Rua Nova da Trindade, 18
+351 215 830 290