Web Summit Lisboa 2016

Semana passada uma das mais importantes conferências europeias de tecnologia, empreendedorismo e inovação aterrou em Lisboa – depois de cinco anos instalada em Dublin, na Irlanda. A Web Summit, que ficará por aqui até 2018, aconteceu entre o MEO Arena (que não conhecia e adorei) e a Feira Internacional de Lisboa (FIL), ambos localizados no Parque das Nações, área moderna e completamente remodelada da cidade.

O cenário perfeito para um evento como esse 🙂

Segundo o fundador, o irlandês Paddy Cosgrave, “Lisboa tem uma comunidade muito próspera de startups, além de contar com uma excelente infraestrutura de transporte, alojamento e capacidade para acolher os milhares de participantes que recebemos”.

E ao que tudo indica – e pelos comentários e reações de grande parte das pessoas que lá estiveram – Lisboa está, de fato, se transformando em um grande palco do mundo virtual, uma cidade voltada à inovação e apoio às novas empresas. É como diziam os cartazes espalhados pela cidade: “In the free world you can still find a city to live, invest and build your future. We call it Lisbon“.

Segundo a revista Forbes Portugal, edição de novembro, o investimento do governo português girou em torno dos 1,3 milhões de euros. E o impacto econômico foi estimado em 175 milhões. “O empreendedorismo em Portugal está tendo um grande apoio governamental. Lisboa está emergindo de forma genuína como ‘o’ ecossistema tecnológico da Europa”, salientou Paddy a revista.
001

Para mim foi uma experiência incrível, principalmente o último dia, quinta-feira, na sala Modum, com diversas talks sobre moda e tecnologia. Sentei em uma cadeira na primeira fila e só me levantei ao final do dia, vidrada em tudo o que estava sendo discutido. Abaixo coloco o cronograma desse dia, com tudo o que assisti:

Online retail: it’s personal
Katia Beauchamp – Co-Founder & CEO, Birchbox
Demet Mutlu – CEO, Trendyol
Stephen Carroll – Business Editor, France24

Fashion Journalism in 2016
Jo Elvin – Editor in Chief, Glamour
Christine Barberich – Co-Founder & Global Editor-In-Chief, Refinery29
Laura Bradley – Editorial Director, Dazed Media
Ella Alexander – Deputy Digital Editor, Harper’s Bazaar

Harnessing the power of social
Maria Raga – CEO, Depop
Doina Ciobanu – Founder, The Golden Diamonds
Scarlett Conlon – News Editor, Vogue

The future of the fashion show
Henry Holland – Founder, House of Holland
Gillian Orr – Features Editor, Refinery29

Luxury meets technology: can grandeur go online?
José Neves – Founder & CEO, Farfetch
Petah Marian – Senior Editor, Retail Intelligence, WGSN

Quem quiser assistir tudo (ótimo programa para o fim de semana) basta acessar este link aqui, os vídeos estão com ótima qualidade de imagem e som, e estão completíssimos.

Logo, logo sai uma matéria completa que escrevi para o Huffington Post Brasil.

Mais informações:
Web Summit Lisbon 2016