Receita do dia: como fazer o autêntico brigadeiro brasileiro

Uma das coisas que mais gosto de fazer nas horas vagas é testar meus dotes culinários e ler sobre gastronomia (também sou apaixonada por programas de culinária, tenho vários favoritos que vejo diariamente).

Agora, com a casa nova, estou aos poucos organizando minha cozinha e abastecendo ela com os ingredientes que mais uso e utensílios necessários (a lista é imensa, é impressionante a quantidade de coisa que precisamos para ter uma cozinha “básica”). E resolvi trazer para vocês uma das receitas que mais fiz na vida e, provavelmente, a primeira que aprendi a fazer sozinha.

Vou tentar fazer mais publicações desse tipo, com o passo a passo de algumas coisas que faço – sou fã de doces, então a grande maioria vai ser nesse universo. Hoje, para começarmos com o pé direito, vamos de brigadeiro (o tradicional, sem muitas invenções). Preparadas?

Ingredientes:

  1. Uma lata de leite condensado
  2. Chocolate em pó (da sua preferência)
  3. Granulado para decorar

Modo de fazer:

Para começar, separe uma panela de tamanho médio (não precisa ser muito grande nem funda demais). Coloque o leite condensado, três colheres de sopa de chocolate em pó (que pode ser a gosto, adicionando mais para que fique mais forte) e mexa bem.

O segredo é adicionar uma colher de sobremesa de manteiga. Eu particularmente gosto, acho que faz diferença no resultado final (mas não é obrigatório).

Até então parece tudo simples, certo? Basta acender o fogo e mexer bem, até que a manteiga derreta completamente e o brigadeiro comece a tomar forma.

Mas já aviso: é preciso ter cuidado e atenção nessa hora, porque não é tão fácil assim atingir o famoso “ponto de brigadeiro”. Você deve mexer o tempo todo, para que não fique aquelas bolinhas duras no meio, que é o queimadinho das laterais.

Quando começar a ferver, diminua o fogo e continue mexendo sem parar, até que o brigadeiro comece a descolar do fundo da panela. Esse processo deve demorar cerca de 10 ou 15 minutos, dependendo do seu fogão.

Eu gosto de fazer com bastante calma, para que ele fique lisinho e bem cremoso. Depois de atingir o ponto, tire e despeje em um prato para que ele esfrie bem. Depois basta enrolar (não esqueça de passar um pouco de manteiga nas mãos para não grudar). Passe no granulado ou confeito de sua preferência e voilá, está pronto o seu brigadeiro brasileiríssimo 🙂 É uma perdição!

Gostaram? Quem fizer, me avisa!