Tapisco: o novo restaurante de Henrique Sá Pessoa

É entre o Jardim do Príncipe Real e o Miradouro de São Pedro de Alcântara (meus dois pontos favoritos da cidade) que se encontra o restaurante Tapisco, terceiro empreendimento do chefe português Henrique Sá Pessoa.

Para quem não sabe, o chefe também comanda o badalado Alma, com uma estrela Michelin. Além disso, lidera o Cais da Pedra, em Santa Apolônia, e tem um corner próprio no Mercado da Ribeira (que já fui e recomendo)!

No último sábado resolvi conhecer o mais recente projeto, depois de ler várias críticas em revistas e sites, e claro, ver as fotos ultra apetitosas dos pratos 🙂

Aproveitei para conversar com a sous-chef Joana Duarte, que me apresentou todo o menu e explicou nos mínimos detalhes cada criação. Segundo ela, “o Tapisco é uma cozinha ibérica – metade da carta é portuguesa e metade é espanhola.” Por isso o nome, que faz junção entre as duas palavras: tapas e petiscos.

O que achei interessante é que ambos os chefes têm uma ligação profunda com a Espanha – mais precisamente com a cidade de Barcelona. Ele ruma à Catalunha regularmente, por motivos familiares, e ela formou-se e deu os primeiros passos na área nos seis anos em que viveu lá. Ou seja, uma união mais do que certeira 🙂

O menu divide-se em Tapiscos, Ovos, Brasas, Tachinhos e Sobremesas. Resolvemos optar por dois pratos e duas sobremesas, começando com um tártaro de atum com abacate e ovas de wasabi (fresco e ultra leve) e um bacalhau à brás com gema confitada (um dos melhores que já comi). Vale ressaltar que os pratos são bem servidos, ou seja, são excelentes para dividir!

Já nas sobremesas (minha parte favorita), optamos pela mousse de chocolate com azeite e flor de sal (exótica e surpreendente) e o toucinho do céu com gelado de tangerina (uma combinação que, juro, é de outro mundo).

Alguém já foi?
Recomendo muito e já não vejo a hora de voltar ❤

Mais informações:
Tapisco
R. Dom Pedro V, 81