Today’s Idea: Palácio dos Marqueses de Fronteira

Localizado em São Domingos de Benfica, com o Parque Florestal de Monsanto logo ao lado, o Palácio dos Marqueses de Fronteira é um dos pontos turísticos mais lindos que já visitei em Lisboa 🙂

Quando foi construído, ainda no século XVIII, o edifício foi pensado como uma casa de férias para D. João de Mascarenhas, 2º conde da Torre e 1º marquês de Fronteira – título atribuído em 1670 por D. Pedro II (então regente do reino). A residência principal da família ficava no Chiado, mas foi destruída pelo terremoto de 1755 – o que fez a família se mudar para o palácio atual (quem vive lá, hoje em dia, é o 13º Marquês de Fronteira e sua família).

É possível visitar o jardim e alguns espaços do interior do edifício (todas as visitas são guiadas por simpáticos funcionários da Fundação das Casas de Fronteira e de Alorna). As salas são cheias de história, com azulejos que mostram relatos da história da família, que se cruza com a história de Portugal. Destaco a biblioteca, a sala das batalhas e a sala de jantar.

Quem tiver curiosidade, vale a pena visitar o site oficial e ver os horários de visitação – o jardim dá belíssimas fotos, como as tiradas abaixo:

Casaco: Zara/Blusa: H&M/Lenço: Van Cleve/Bolsa: Zara