Por dentro do Jamie’s Italian Lisboa

Na semana passada fui, finalmente, conhecer o novo e primeiro restaurante do chefe Jamie Oliver em Lisboa, inaugurado no dia 27 de janeiro deste ano.

Quem adora acompanhar as novidades gastronômicas da cidade já sabe que, desde que saiu a notícia de que o local iria abrir no Príncipe Real, a expectativa era alta. Portanto, se pretendem fazer uma visita, não se esqueçam de fazer uma reserva com antecedência – as filas estão grandes!

Eu marquei a minha ida para uma quinta-feira, por volta das 19h30. Sentei no segundo andar (de um total de três) e nos primeiros minutos já fiquei encantada pela decoração e detalhes que fazem toda a diferença. Tirei diversas fotografias para guardar de inspiração (sou dessas!) 🙂

O menu é extenso e divide-se entre petiscos, pizzas, massas, saladas e outros pratos típicos italianos. Claro que, como um verdadeiro restaurante do Jamie Oliver, também há as famosas tábuas de entrada.

Para quem sabe, elas são uma especialidade do chefe e uma verdadeira tentação. Uma tábua para duas pessoas custa cerca de €15 e é pomposamente colocada na mesa sobre duas latas de molho de tomate. A funcionária, muito simpática, contou que a ideia das latas surgiu quando o chefe estava a servi-la pela primeira vez para o seu mentor, o chefe italiano Gennaro Contaldo. Como ele queria que a tábua se destacasse na mesa, resolveu coloca-la mais alta com o que encontrou pela frente (sim, as tais latas). A partir daí as tábuas começaram a ser servidas assim em todos os seus restaurantes ao redor do globo. Muito interessante, não acham?

A tábua que pedi traz uma incrível mistura de petiscos: salame de funcho, mortadela com pistache, presunto italiano, mini-mozzarellas de búfala, salada roxa e fatias de queijo pecorino com geleia de chilli. Incrível!

Para os pratos principais, os escolhidos foram o clássico carbonara e uma massa fresca com ricota e tomates. Ambas deliciosas. Para a sobremesa, minha parte favorita, foi o tradicional tiramisú (muito bom, com um leve toque de laranja) e um cheesecake de limão, inesquecível.

Quem gosta de comida italiana, com certeza vai se apaixonar pelo restaurante. Recomendo muito a visita para um almoço em família ou jantar a dois. No local também é possível comprar alguns produtos do chefe, como livros de receitas, tábuas de corte em madeira e até toalhas de pano. Mas não esqueçam de fazer uma reserva antes 🙂 E me contem se gostaram!

Mais informações:
Jamie’s Italian
Praça do Príncipe Real 28A