Yakuza First Floor: uma experiência inesquecível

Sou muito fã de comida japonesa, mas confesso que não como em qualquer lugar – pelo sushi ser uma comida crua, tenho sempre o cuidado de escolher os melhores lugares, com bons profissionais e boa qualidade de ingredientes. Por isso posso dizer que já fui em muitos restaurantes excelentes ao longo dos últimos anos (principalmente aqui em Portugal, onde a qualidade e a forma de se fazer o sushi é muito superior a do Brasil, por exemplo).

Mas se nunca foram ao Yakuza First Floor, esqueçam, sinceramente, tudo o que sabem sobre comida japonesa. Estive lá na semana passada e posso dizer que foi uma das melhores experiências gastronômicas que tive até hoje.

Para quem não sabe, o Yakuza está localizado junto ao Rato, no espaço onde era a antiga Real Fábrica das Sedas, em um edifício belíssimo e interior idem. O restaurante é obra de um dos chefes portugueses mais aclamados, o Olivier da Costa (que também comanda o Guilty by Olivier e o Olivier Avenida, que estou ansiosa para conhecer).

Ao total o espaço conta com três salas diferentes, de decoração oriental e inspiração na máfia japonesa. Recomendo a zona do sushi bar, com um balcão (muito confortável) em uma sala toda envidraçada. Dali é possível acompanhar de perto o trabalho dos sushimen Agnaldo Ferreira e Alex Hatano – incrível por sinal 🙂

Em relação à carta, já aviso que ela é extensa e divide o sushi entre “tradicional” e “new style”, para além dos temakis, nigiris, gunkans, tempuras, entre vários outros.

Como é complicado escolher, recomendo o menu degustação (onde podem provar um pouco de tudo) ou pedir sugestões aos atendentes, que são extremamente simpáticos e prestativos – o serviço é nota mil!

Destaco os seguintes pratos: os tacos (queridinho do público), o carpaccio de peixes e a gunkan trufada com ovo de coderniz (aliás, a trufa tem bastante destaque no menu, achei uma combinação absolutamente fantástica).

Se quiserem ver mais dicas de restaurantes em Lisboa, podem me seguir na Zomato, onde publico várias reviews.

E por aqui, alguém já foi ao Yakuza? 🙂

Mais informações:
Yakuza First Floor
Rua da Escola Politécnica 231
+351 934 000 913