Escapadinha no hotel Quinta das Lágrimas, em Coimbra

No final do ano passado, alguns dias antes do Natal, fui conhecer um local que já me despertava curiosidade há muito tempo. Afinal, é um dos hotéis mais emblemáticos de Portugal e com uma história à lá Romeu e Julieta (quem não conhece o romance entre D. Pedro e Inês de Castro?). Aposto que muitos já acertaram: fui passar alguns dias em Coimbra no hotel Quinta das Lágrimas, que é membro da cadeia Small Luxury Hotels Of The World.

Para quem não sabe, a quinta pertenceu desde 1730 à mesma família – convertendo-se em hotel a partir de 1995. O palácio, belíssimo cartão postal, é rodeado de 12 hectares de jardins históricos, que basicamente contam a história de amor ali vivida (fazendo este ser um dos hotéis mais românticos de Portugal).

A história, para quem não conhece, se trata de um amor proibido. D. Pedro e Inês namoravam em segredo e, inconformado com a relação, o rei D. Afonso IV mandou assassiná-la na ausência do filho. Reza a lenda que o rei apanhou Inês junto a uma fonte e que, ela, assim que percebeu o que estava acontecendo, chorou e implorou que não a matassem. O rei não conseguiu assistir ao crime, mas os fidalgos apunhalaram-na até à morte.

Esta fonte e outros detalhes do romance podem ser vistos em todos os cantos do hotel. Aliás, se estiver de passagem por lá, não deixe de conferir a biblioteca (que parece saída de um romance) e a capela. Lugares que valem a pena passar um tempo, apreciar a beleza e deixar que a atmosfera romântica tome conta 🙂

Eu aproveitei para conhecer a cidade de Coimbra, que estava na minha to-do list, e depois faço uma publicação especialmente sobre este pequeno paraíso (gostei muito mais do que pensei que fosse gostar, confesso). Recomendo para um final de semana a dois – quem sabe neste São Valentim? 🙂

Quem quiser saber mais informações sobre o hotel, deixo o link abaixo. Quem já foi, me conte a sua experiência. Eu fiquei fascinada e pretendo voltar!

Mais informações:
Hotel Quinta das Lágrimas
Rua António Augusto Gonçalves
+351 239 802 380